O Brazão
. ARMAS: de negro, com o coração de filigrana de ouro esmaltado de azul, companhado por uma grinalda de oito espigas de trigo de ouro, sustidas e folhadas do mesmo. Coroa mural de prata de cinco torres, Lintel branco com os dizeres “Município de Gondomar” em negro. BANDEIRA: gironda de oito peças de amarelo e azul. Cordão e borlas de ouro e de azul. Haste e laça douradas. SELO: Circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres “Município de Gondomar”. Como os esmaltes principais das armas são de ouro e azul, a bandeira é amarela (que corresponde ao ouro) e azul.
Quando destinada a cortejos e outras cerimónias, a bandeira é de seda bordada e deve ter a área de um metro quadrado; quando é para arvorar, é de fiel e terá as dimensões julgadas necessárias, podendo deixar de incluir a representação das armas.
O negro indicado para o campo das armas, e o esmalte que na heráldica simboliza a terra e significa firmeza, obediência, honestidade e cortesia.
O Coração de filigrana, representando as industrias locais e significando o sentimento artístico com que esta indústria é executada em Gondomar, é de ouro, metal que alude ao nome da Cidade e é o mais rico da heráldica e que significa nobreza, fé, sabedoria, fidelidade, constância, poder e liberdade.
O coração é esmaltado de azul e o esmalte significa zelo, lealdade e caridade.
A grinalda das espigas de trigo, simbolizando a riqueza agrícola regional, é de ouro, cujo significado já foi descrito.
.